No Guia Fortaleza você irá encontrar os principais destinos da Terra do Sol e seus atrativos.

Destinos do Ceará

FORTALEZA, A CAPITAL

Informações sobre Fortaleza, a capital cearense, suas atrações, vídeo e dados gerais.

Fortaleza, uma mistura interessante: praias paradisíacas numa cidade grande, moderna e agitada. Assim é  a capital cearense, que também oferece vidas noturna e cultural movimentadas. A ferveção noturna, muitas vezes embalada pelo balanço do forró, contrasta com a sutileza com que as rendeiras trabalham durante o dia sob o sol brilhante que dificilmente é encoberto nesta região.

A cidade foi escolhida como uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014.

Além da temperatura média anual de 27ºC, a cidade tem inúmeras atrações, com uma extensa agenda cultural. Conhecida por seus famosos humoristas, com shows quase todos os dias da semana, Fortaleza é muito mais do que a capital nacional do riso, é para ser sentida. Por isso, não apenas veja, mas ouça, cheire, toque e saboreie a ‘Terra de Iracema’.

Informações importantes sobre Fortaleza

Clima

Apesar de ficar na macrorregião do semi-árido, as serras que circundam a cidade ocasionam índices de chuva de clima tropical. As temperaturas oscilam entre 23ºC e 38ºC.

Acessos

Por via rodoviária
A BR-116 liga Fortaleza às principais capitais do país.

Por via aérea
Vôos regulares partem das principais capitais brasileiras.

Distâncias de Fortaleza
  • Brasília: 2.290 km
  • São Paulo: 3.144 km
  • Rio de Janeiro: 2.838 km
  • Salvador: 1.403 km
Dados gerais
  • Área: 313 km²
  • População: 2.431.415 hab.
  • Densidade: 8.001 hab/km²
  • PIB: R$ 22.537.716 mil

PRAIAS COSTA SOL NASCENTE

Principais praias da Costa Sol Nascente – Litoral Leste do Ceará

Saindo de Fortaleza rumo ao litoral Leste, a Costa Sol Nascente do Ceará reserva ao turista belas praias, como a popular Canoa Quebrada.

Mas esta famosa praia é uma entre diversas outras pérolas que cada vez mais ficam conhecidas por visitantes de todo o mundo.

Destinos da Costa Sol Nascente – Litoral Leste

  • Aquiraz
    Município com rico patrimônio histórico e arquitetônico também possui 36 km de praias e o maior parque de águas da América Latina – o Beach Park/Aqua Park.
  • Pindoretama
    Delícias no Engenho Terra Sã, tomar um Café Regional com passeios de charrete ou cavalo visitando plantações de cana-de-açúcar e caju.
  • Cascavel
    Praias aconchegantes, culinária excelente e artesanato variado, principalmente de cipó e cerâmica. Grande variedade de peixes, lagostas, camarões.
  • Beberibe
    Dunas, lagoas doces, areias coloridas, sol e praias exóticas. O mar contrasta com as bicas de água potável que brotam das falésias à beira-mar. O Monumento Natural das Falésias em Morro Branco é imperdível.
  • Fortim
    Oferece famosos passeios, seja de bugue pela orla, de jangada, ou de barco pelo Rio Jaguaribe. Conheça as ilhas fluviais em Fortim, ou simplesmente caminhe à beira-mar, curtindo a brisa.
  • Aracati / Canoa Quebrada
    A fama de Aracati corre o mundo, com sua praia conhecida internacionalmente, Canoa Quebrada.
  • Icapui
    Além das praias Ponta Grossa, Redonda e Tremembé, o município é conhecido pela pesca da lagosta, especialidade da culinária local. Aqui as dunas são coloridas. As praias são calmas, ideais para banho e algumas quase desertas. Visite as salinas naturais.

Visite a Costa Sol Nascente!

PRAIAS COSTA SOL POENTE

As famosas praias do Litoral Oeste: Jericoacoara, Cumbuco, Taíba, dentre outras

Subir a duna e apreciar o espetáculo da natureza enquanto o astro rei desce lentamente atrás das águas do Oceano. O ponto deste encontro fica em Jericoacoara, no litoral Oeste (Costa Sol Poente) do Ceará, que reúne ainda quilômetros de praias nos municípios de São Gonçalo, Caucaia, Paraipaba, Paracuru, Trairi, Cruz e Camocim. A região é pólo de esportes como surf, windsurf e kitesurf.

Depois de uma parada em Trairi, segue-se para Jericoacoara ou comumente, Jeri, famosa internacionalmente e procurada por turistas do mundo inteiro, todos buscando o calor do sol e as maravilhas que também se encontram fora da faixa de areia.

Destinos da Costa Sol Poente – Litoral Oeste

  • Caucaia
    Jóias como as praias do Icaraí e Cumbuco e a Barra do Cauipe, grande foco para a pratica de esportes como o Surf e Kitesurf. Na Lagoa do Banana ou no Lagamar do Cauipe os esportes náuticos também imperam.
  • São Gonçalo
    Os extensos coqueirais, as jangadas atracadas à beira-mar, as bicas de água doce que afloram dos rochedos e as areias brancas compõem o cenário de sonho em praias como Pecem e Taíba. Que tal um divertido passeio de pau-de-arara ou quadriciclo rumo à Lagoa das Almécegas?
  • Paracuru
    Faixas de dunas de areia branca, bicas de água doce, enseadas e belas praias , propícias aos esportes náuticos
  • Paraipaba
    Internacionais ecossistema delicado que estimulou a criação de área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Curu e das Dunas da Praia de Lagoinha.
  • Trairi
    Lar dos famosos festivais de Algas e do Côco, além de um belíssimo visual de dunas móveis de enorme extensão. A praia de Mundaú, protegida pela ponta do Mundaú oferece passeio de Catamarã pelo rio alem de um bom banho de mar.
  • Cruz
    Município vizinho a Jijoca de Jericoacoara, também faz parte do Parque Nacional. Famoso pelas ótimas condições para o Wind Surf, por suas belas lagoas e a Praia do Preá.
  • Jijoca de Jericoacoara
    Qualquer um vira um grande fotógrafo em um cenário de sonho como Jericoacoara. As esculturas naturais das falésias são obras do vento sempre presente, que desenha as dunas de até trinta metros de altura.
  • Camocim
    Chegar a Camocim por Jericoacoara de carro 4×4 pela praia já é um passeio indescritível. Em frente à Camocim está a Ilha do Amor, com banhos de mar, caminhadas e esqui nas dunas. E que tal saborear deliciosos caranguejos nas barracas da praia?

Não deixe de visitar as praias do Litoral Oeste – Costa Sol Poente do Ceará.

Atrativos em Fortaleza

AS PRAIAS

Principais praias de Fortaleza e seus atrativos

A combinação sol e praia forma um espetáculo de belezas naturais, que tem atraído tanto os turistas internacionais quanto nacionais, com uma demanda crescente a cada ano.

Os turistas podem aproveitar os restaurantes praianos para conhecer toda a regionalidade da cozinha cearense, deliciando-se com comidas tradicionais, como a peixada cearense.

As melhores praias de Fortaleza

Praia do Futuro

Com uma larga faixa de oito quilômetros de areia branca e águas limpas a Praia do Futuro é a praia urbana preferida para banho de mar entre os banhistas de Fortaleza e turistas. A praia conta ainda com uma exemplar infra-estrutura de barracas de praia.

As maiores contam não apenas com centenas de mesas (algumas sobre a areia da praia, outras dentro das barracas), mas com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo.

Os fortes ventos provocam ondas mais altas, boas para surf e windsurfe, mas requer atenção redobrada dos banhistas. A praia é muito badalada nos finais de semana. Escolha uma entre as diversas barracas e aproveite o sol.

Praia do Meireles (Beira Mar)

Meireles é o trecho de praia situada ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem passeios na cidade e pelo litoral. As vans têm o Meireles como ponto de saída e chegada.

Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar. As barracas têm acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada, como para um almoço ou jantar a beira-mar.

Praia do Mucuripe

Essa área é bastante movimentada durante todo o dia. Tanto fortalezenses como turistas vêm ao Mucuripe para caminhar, almoçar, jantar, comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer), ou apenas apreciar o ambiente de beleza e tranqüilidade.

Mucuripe é a continuação da Praia do Meireles, no sentido leste. Não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão do Mucuripe atrai diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nos campos de areia.

No final da praia, próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos. Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias.

Na praia do Mucuripe as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. Dependendo do horário, pode-se ver os jangadeiros ajudando-se mutuamente no trabalho manual (utilizando tábuas roliças) de levar as jangadas para o mar e de volta para a areia.

No final da avenida beira-mar, encontra-se o mercadinho de peixes e frutos do mar; pode-se não apenas admirar a fartura de peixes, lagostas, lulas e crustáceos, mas também comprar pequenas porções e levá-las para que sejam preparadas em pequenas barracas, no próprio
mercado.

É do Mucuripe que partem os passeios de escuna. As embarcações podem levar algumas dezenas de pessoas, e são vistoriadas para garantir a segurança dos passageiros. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia. O mar calmo é ótimo para banho.

Praia de Iracema

Famosa por ser predileta do poetas e intelectuais, a praia de Iracema retrata a boemia da cidade. A praia é limitada por quebra-mares, tem ondas fortes, recifes e areia grossa.

Praia de Iracema, a pesar do nome, não é exatamente uma praia. É um bairro, junto ao mar, que conta com a maior concentração de bares e restaurantes da cidade. É lá que fica um dos cartões postais de Fortaleza, a Ponte Metálica.

A partir de meados dos anos de 1940, as obras do porto do Mucuripe provocaram alteração no movimento das correntes marinhas, que atingiram violentamente a Praia de Iracema. A destruição de parte do casario e a drástica redução da faixa de praia provocaram o abandono
dos usos que lá se verificavam: o balneário entrou em decadência e os pescadores, em sua maioria, partiram para outras praias.

Beach Park

Famoso parque aquático que fica na praia de Aquiraz, a 15 minutos de Fortaleza, uma praia de cinema perto de um grande complexo para todos os gostos.

Leve adrenalina de reserva. Para se ter uma idéia, quem vai ao parque poderá descer de um toboágua, o Insano, com altura equivalente a um prédio de 14 andares. A velocidade chega a 101 km/hora em apenas quatro segundos. Quem não se arrisca a tanta emoção tem opções de toboáguas menores e cheio de curvas. Para relaxar, pegue uma bóia e seja levado por um rio artificial cheio de cascatas ou curta uma piscina com ondas artificiais. Um navio pirata e a Arca de Noé animam a garotada. A lenda da cidade perdida de Atlântida, que foi inundada, é contada no parque, com piscinas, espelhos d’água, fontes e túneis. Recentemente foi lançado o AcquaCirco para a diversão da garotada.

O Porto Futuro oferece um passeio incrível para o Beach Park. Confira aqui!

Praia, sol e emoção!

ECOTURISMO

Trilhas, mergulhos, passeios e muitas aventuras com o ecoturismo em Fortaleza

Caminhar por entre belas paisagens é uma das formas mais simples de conhecer a natureza. Repleto de trilhas bem-estruturadas, Fortaleza é um espaço propício à atividade. Através do turismo ecológico, além das caminhadas, o visitante pode usufruir de cavalgadas, mergulhos em águas doces ou salgadas, passeios de barco ou a simples observação da natureza, prazeres que se renovam em cada paisagem.

Voltado para ambientes naturais, o turismo ecológico se caracteriza, principalmente, pela interação homem-natureza. É também compreendido popularmente como o turismo-natureza, indo além da simples observação, que propicia ao visitante um entendimento ecológico e científico do meio-ambiente natural. Esse tipo de turismo utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar da população envolvida.

Onde ir e praticar o ecoturismo

Parque Ecológico do Cocó

Com cerca de 446 hectares preservados, o Parque Ecológico é cortado pelo Rio Cocó, maior curso de água na área urbana da capital com 45 quilômetros de extensão.

Considerado um dos maiores parques em área urbana da América do Sul, ele é localizado em Fortaleza, daí suas funções de caráter polivalente: proteção e educação ambiental, lazer, técnico-científico etc.

A área possui duas entradas, uma pela Av. Engenheiro Santana Júnior e Rua Andrade Furtado e outra pela Av. Sebastião de Abreu – Papicu.

O que fazer

  • Nos limites do Parque é possível realizar um passeio de barco pelo Rio, apreciando toda a beleza da sua fauna e flora
  • Sua infraestrutura de lazer compreende quadras esportivas, pistas de cooper, anfiteatro e lanchonetes
  • Percorrer as trilhas ecológicas do Parque é também uma boa opção
  • Atividades promovidas pelo Projeto Parque vivo, de visitação e conscientização ecológica para preservação do mangue
Parque Adahil Barreto

Conhecido como antigo Parque do Cocó, cobre uma área de 44 hectares onde predominam manguezais e o verde de árvores típicas da flora cearense. Conta com um amplo espaço urbanizado para atividades de lazer.

Está localizado na Rua Mal. Virgílio Borba, s/n – São João do Tauape.

Parque Estadual Marinho da Pedra da risca do Meio

Em Fortaleza, existe um verdadeiro santuário ecológico, localizado no fundo do oceano, um importante pólo de turismo ecológico, além de um verdadeiro laboratório de pesquisas. Lá os estudantes e pesquisadores poderão observar a fauna e flora marinha ao vivo, seus hábitos, relações e importância no ecossistema.

Além de ser um dos melhores pontos de mergulho de Fortaleza é um importante ponto de pesca. No entanto, é proibida a pesca indiscrimada, a captura de lagostas, a lavagem de porões de qualquer tipo de embarcação e o descarte de lixo de qualquer natureza. A fiscalização e a administração estão a cargo da SEMACE.

No parque, é possível a prática da pesca de linha com anzóis de forma esportiva ou artesanal. Também é uma excelente área de mergulho livre autônomo para observação ou pesquisa.

Principais pontos de mergulho: Avião (29m), Pedra Nova (19m), Cabeço do Arrastado (21 a 23m), Pedra do Mar (24m). Lembrando que alguns desses pontos exigem credenciamento avançado.

As principais espécies encontradas no parque são: a Tartaruga Marinha, o Golfinho (ou boto), Tubarão Lixa (Ginglymostoma cirratum), Arraia ou Raia Manteiga (Dasyatis centroura), Lagosta, Paru Preto (Pomacanthus paru), Peixe Anjo (Holacanthus ciliaris), Biquara (Haemulon plumieri), Moréia, Paru Cinza, Trombeta, Cangulo Velho, corais, esponjas entre outros.

O parque está localizado a cerca de 18 km do Porto do Mucuripe, a uma profundidade que varia de 23 a 29 m. Só é possível chegar de barco (uma hora e meia de viagem) e com instrutores que conheçam bem o local.

Oferece curso de mergulho com a duração de duas semanas. Na inscrição estão inclusos aluguel do equipamento e batismo (primeiro mergulho) no Parque.

Informações com o Projeto Netuno
Rua Osvaldo Cruz, 2453 – Fortaleza – CE
Telefax: (85) 3264-4114

Pratique o ecoturismo!

TURISMO CULTURAL

Centros culturais, teatros, museus, um pouco de nossa história com o turismo cultural

Movido pela busca de informações, o turista agrega os novos conhecimentos à interação com outras pessoas, comunidades e lugares. Motivados pela curiosidade sobre costumes e tradições, turistas do mundo inteiro procuram a identidade cultural de cada lugar que visitam.

São conceitos encontrados em todo o Estado, que se destaca também pela preocupação em preservá-los. Rico em artesanato, o Ceará produz peças em crochê, madeira, cerâmica, bordados, vime, palha, bambu, tricô e renda.

Principais pontos turísticos culturais de Fortaleza

Centro Cultural Dragão do Mar

O principal espaço cultural da cidade abriga o Memorial da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea. A estrutura inclui praças de artesanato, palco para shows, biblioteca, planetário, teatro, salas de cinema, bares e restaurantes instalados em sobrados antigos restaurados.
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. De segundas a quintas das 9h às 17h30 e de sextas a domingos das 14h às 21h30.

Theatro José de Alencar

Construído em 1910, apresenta dois blocos com estilos diversos. O da frente, onde ficam a bilheteria e o foyer, é neoclássico; o de trás apresenta uma curiosa estrutura metálica trazida da Escócia, com belíssimos vitrais art nouveau. As duas construções e os jardins projetados por Burle Marx só podem ser visitados com acompanhamento de guias.
Praça José de Alencar. De segunda a sexta feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h.

Centro de Turismo

Antiga Casa de Detenção, construída entre 1850 e 1866, hoje abriga museus de arte, cultura popular e minerais, além de mais de 100 lojas de artesanato.
Rua Senador Pompeu, 350. Abre de segundas a sábados das 7h às 18h e domingos das 7h às 12h.

Memorial da Cultura Cearense

Vasta coleção de peças retratando os diversos segmentos da cultura no Estado, suas características e diferenças regionais, com um andar inteiro dedicado ao universo dos vaqueiros.
Centro Cultural Dragão do Mar: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema. De terça a quinta, das 9h às 17h30, e de sexta a domingo, das 14h às 21h30.

Museu do Ceará

Acervo com mais de 7 mil peças que retratam a história e cultura do estado, entre vestimentas, móveis, cordéis e fósseis. Guarda ainda preciosidades como os objetos pessoais do Padre Cícero e um punhal do cangaceiro Lampião.
Rua São Paulo, 51. De terça a domingo, das 9h às 17h.

Museu da Cachaça

Ocupa um antigo casarão de 1846, localizado no município de Maranguape, e apresenta todo o processo de fabricação da cachaça, com maquinário e tonéis de armazenamento. O principal, com capacidade para 374 mil litros, é considerado o maior barril do mundo.
Acesso pela rodovia CE-065 – Bairro Senador Virgílio Távora. De terça a domingo, das 8h30 às 17h.

Casa de José de Alencar

Sobrado de 1823 onde nasceu José de Alencar, no qual estão expostos objetos pessoais do escritor.
Av. Washington Soares, 6055 – Alagadiço Novo. De segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h.

Catedral Metropolitana de Fortaleza

Sua construção predominando o estilo neogótico iluminada por belos vitrais, se iniciou em 1938, no local da antiga Igreja da Sé. Foram quatro décadas de dificuldades, até ser inaugurada em 1978. Com capacidade para 5.000 pessoas, tem estilo gótico-romano.
Rua Sobral, s/n – Centro

Forte de Nossa Senhora da Assunção

O local marca o início do povoamento de Fortaleza. Foi construído em 1649, pelo holandês Matias Beck, às margens do Riacho Pajeú, quando recebeu a denominação do Forte de Schoonemborch. Em 1654, após a expulsão dos holandeses, os portugueses ocuparam o forte, rebatizando-o de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Foi, depois de 1819, que a Fortaleza tomou a forma que hoje tem. Hoje é sede do Comando da 10ª Região Militar.
Avenida Alberto Nepomuceno, s/n. – Centro.

Praça dos Mártires (Passeio Público)

Situado entre as ruas Barão do Rio Branco, Dr. João Moreira e Floriano Peixoto, ao lado da 10ª Região Militar. Foi local de fuzilamento dos revolucionários vencidos na Confederação do Equador, em 1824. No final do Séc. XIX, o local passou a ser o elegante Passeio Público ponto de encontro da sociedade fortalezense.  A Praça tem vista para o mar, árvores centenárias, estátuas de deuses gregos,  e hermas de vultos cearenses.
Rua Dr. João Moreira, s/n – Centro.

Ponte dos Ingleses

A construção foi iniciada em 1923, pela empresa inglesa Nestor Grifts. A visita à Praia de Iracema não fica completa sem um passeio à Ponte dos Ingleses para apreciar a  vista do pôr do sol que é considerada a mais bela da cidade.
Rua dos Cariris, s/n – Praia de Iracema.

Praça do Ferreira

É o coração da cidade, sendo local de encontros, passeatas, atos públicos, exposição de artes plásticas. Nos anos 90 voltou as linhas iniciais com a Coluna da Hora refeita e a recuperação do marco primordial, do tempo em que tudo se transportava no lombo de burro e cavalo: o cacimbão em pedra dava de beber aos animais.
Situada entra as ruas Floriano Peixoto, Guilherme Rocha, Gen. Bezerril e Pedro Borges – Centro.

Assista ao pequeno vídeo sobre o Ceará


Praias paradisíacas, diversão, paisagens deslubrantes, um lugar para se aventurar, relaxar, e acima de tudo, ser feliz. Modernidade, história e muita emoção para toda a família. Venha descansar neste paraíso, venha para Fortaleza, Ceará!

Comentários